Chuvas ácidas

A partir do início do processo de industrialização, na segunda metade do século XVIII, o homem passou a utilizar novos recursos naturais como fontes de energias. A queima de combustíveis fósseis como o carvão mineral e os derivados do petróleo figuram entre os principais responsáveis emissão de gases que provocam as chuvas ácidas. Objetivamos explicitar quais são os principais gases, as causas, as consequências, bem como as áreas de ocorrências das chuvas ácidas. Chuvas ácidas na Amazônia, são possíveis?

O carvão mineral tornou-se a principal fonte de energia desde o século XVIII. O petróleo, no século XX. Carvão e petróleo são fontes de energia (recursos naturais utilizados como combustíveis) de origem fósseis. Ainda que o primeiro tenha sido originado há
dezenas de milhões de anos antes e, que tenham formação e áreas de ocorrências distintas, a utilização de ambos como fontes de energias contribui decisivamente para inúmeros impactos ao meio ambiente em particular à atmosfera.

 A partir da segunda metade do século XVIII, quando na Inglaterra ocorreu a primeira revolução industrial, a atmosfera passou a receber, ininterruptamente, gases poluentes como o dióxido (SO2), e trióxido (SO3) de enxofre, dióxido de nitrogênio (NO2) ambos originados a partir da queima de combustíveis fósseis como o carvão mineral – principalmente fonte de energia após a invenção da máquina a vapor, marco da primeira revolução industrial e, do petróleo cuja utilização como fonte de energia constitui-se no principal referencial da segunda revolução industrial.