A Adesão do Pará

Comemora-se a Adesão do Pará ao dia em que a província do Grão-Pará aderiu à independência do Brasil. Em 15 de agosto de 1823 a província do Grão-Pará oficialmente tornou-se Brasil. Trata-se de um longo e complexo processo,


para compreendê-lo faz-se necessário um recuo na história.

A colonização do que hoje conhecemos como  Amazônia pelos portugueses só começou praticamente depois de um século após a chegada dos lusitanos na costa leste brasileira, mais precisamente, na Bahia e Pernambuco. Para evitar que ingleses, franceses e/ou holandeses, que já tinham várias feitorias ao longo do rio Amazonas, tomasse posse da região.

Por terem encontrado ouro e prata nas suas colônias na costa do Pacífico, os espanhóis não estavam muito preocupados com essa vasta área que, pelo Tratado de Tordesilhas, lhes pertencia.  Porém, entre 1580 e 1640 – União Ibérica, o Tratado de Tordesilhas praticamente não estava em vigor. Os portugueses, anteciparam-se  aos espanhóis e  iniciaram o processo, mais de controle, que de ocupação, em 1616 com a fundação de Santa Maria de Belém do Grão-Pará. Lembrando-se que na divisão política da colônia, existiam dois estados: do Brasil e do Maranhão e Grão-Pará (fig. 01).

Assista este vídeo


Para acessar a Apostila completa, inteiramente GRATUÍTA

clique no link abaixo

http://gg.gg/pro-valdemirogomes-AdesaodoPara



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Obrigado.