É comum ouvirmos, geralmente em tom pejorativo, depreciativo, atrasado: na Amazônia só tem índios. Mas será que existem índios na Amazônia?
Se você afirmar que não existem índios na Amazônia, de imediato, haverá
um choque. Como assim, não existem índios na Amazônia?
O termo índio foi dado pelos europeus quando aqui chegaram por achar que havia chegado às Índias, região da Ásia com fortes laços comerciais com a Europa.
O que se tem na Amazônia e, na América como um todo, são centenas de nações (povos, etnias) com línguas e culturas diferentes. Portanto, não existem índios, existe o Mura, o Apiaká, o Caripuna, o Yanomami, o També ec.
E qual a origem dos povos indígenas da Amazônia (enfim, das Américas)? Tem-se duas hipóteses: uma, via Estreito de Bering; outra, via Pacífico, tudo isso há milhares de anos.
A arte da cerâmica, principalmente a Marajoara, mostra a complexidade da
cultura desses povos. Além da arte da cerâmica, ao longo de milhares de
anos, desenvolveram a caça, a pesca, agricultura de coivara
(subsistência) trocas entre alguns povos de tinham trocas de produtos
Embora não houvesse um Estado organizado com a noção que temos de fronteira, de nação havia uma complexa teia de relações sociais, inclusive com uma clara divisão sexual do trabalho. O cacique é o líder político, pode se dizer.
Diferentemente do monoteísmo introduzidos pelos colonizadores, entre os Povos Indígenas tem-se o politeísmo, embora com línguas distintas, há uma grande semelhança no tocante às manifestações da religiosidade. O pajé, profeta, em Tupi, é a pessoa mais respeitada da tribo por deter o conhecimento sobre os males do corpo e da alma.
Desde a chegada dos colonizadores europeus, século XVI, que os povos
indígenas entraram em processo de luta pela condição de reprodução dos seus
modos de vida. Ainda que que várias nações foram aculturadas e incorporadas a
outra cultura. Centenas de outros povos resistiram e lutam até os dias atuais
pela sua condição de existência enquanto povo com identidade própria. Dessa
luta, na Amazônia, principalmente a partir da segunda metade do século XX,
surgiram grandes lideranças, inclusive internacionais, como é o caso do cacique
Raoni.
Os povos indígenas na Amazônia enfrentam os mais diversos atores sociais: fazendeiros, posseiros, garimpeiros etc. A partir da segunda metade do século passado, a construção de grandes usinas hidrelétricas como a de Tucuruí e, recentemente, Belo Monte, ambas no estado do Pará, tem impactado violentamente, não só povos indígenas. Embora não tenham impedidos a construção dessa usina, a organização dos povos impactados, foi responsável pela alteração do projeto inicial. Os impactos foram menores.
Como a reprodução dos modos de vida dos povos indígenas passaram a
coincidir com os interesses de grandes corporações internacionais ligadas à
biotecnologia, farmacêuticas, cosméticas etc. estes tornaram-se aliados. Como
consequência da organização indígenas e desse novo contexto geopolítico
ambiental, na Constituição de 1988, ficou instituído a obrigatoriedade do
Governo Federal em garantir a regulamentação das terras indígenas. No mapa da
Amazônia Legal, podemos identificar a materialização dessas conquistas.
A contribuição dos povos indígenas para a cultura brasileira é imensurável. Cabe-nos agora tornarmos nossa as demandas dos Povos Indígenas do Brasil, consequentemente, da Amazônia.
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